Festas, álcool e ressaca

Como é época de festejar e de muita alegria (regada com cerveja, drinks, batidas etc), resolvi escrever um pouco sobre a molécula preferida dos foliões, o melhor lubrificante social, o melhor catalisador de relações: ETANOL. Como uma substância (C2H5OH) consegue fazer tantas maravilhas e operar tantos milagres? Como libertar lado Sandy devassa de certas pessoas, por exemplo.

Ao entender a química, talvez a ressaca seja mais leve. Para isso, é necessário primeiro entender que a sua massa corporal, o ato de “forrar o estômago” ou deixá-lo “vazio” e o tipo de bebida, afeta diferentemente a velocidade para estado “bebadístico”. Quando o etanol é ingerido, cerca de 80 % é absorvido pelo intestino delgado e 20 % pelo estômago. Depois segue diretamente para a corrente sanguínea (etanol é polar… miscível em água… lembra-se de algo?) e entra nos tecidos (exceto no adiposo porque a gordura é apolar… hein, hein, lembrou?) e uma vez nos tecidos, a festa finalmente começa e a sua noite fica mais alegre. Porém, o pior é depois da festa, quando o exagero é o líder da noite.

Você se pergunta o que fez. Pois eu lhe digo:

1 – Você sobrecarregou seu fígado e acabou com suas reservas de glicogênio (já já explico pq ele está sendo citado);

2 – A festa também aconteceu no seu cérebro, que puto da vida, deixou suas funções bem lentas. Um dos resultados é o não controle dos rins, que numa tentativa desesperada para reverter a situação eliminam grande quantidade de água na esperança do álcool ir junto, resumindo: desidratação. Seu cérebro funciona à base de glicose e você esgotou o estoque ( lembra do glicogênio? Ele mandou dizer tchau) e precisa de água ( lembra da revolta dos rins? Eles te mandam lembranças) e como presente da noite badalada, vem uma ótima dor de cabeça, ânsia de vômito, hipersensibilidade à luz e outros sintomas individuais.

Mas como você GOSTA de química então sabe que comer ou beber algo doce antes ou depois da bebedeira vai minimizar muito os efeitos trágicos do dia seguinte. Também sabe que beber água antes de dormir ajudará a reidratar o corpo (cuidado para não mijar na cama hein bebum) e também sabe que um comprimido de ácido acetilsalicílico (nickname: AAS) no criado mudo ajudará bastante #ficadica.

Sobre Victor Augusto

Somente um jovem químico e aspirante a cientista tentando descomplicar a química para o mundo.
Esta entrada foi publicada em Curiosidades com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s